Libras
Acessibilidade
Manu

12 Maio 2019

Vem aí a 6ª edição do Somos Comunidade. Participe!

Festival Somos Comunidade

Para dar as boas-vindas à primavera e para celebrar o Dia da Árvore, o Instituto Unimed-BH  apresenta a 6ª edição do Festival Somos Comunidade que, pelo terceiro ano, ocupa um espaço público da capital. Desta vez, o Festival será montado no Parque Lagoa do Nado para receber toda a família, que será brindada com uma diversidade de atrações no dia 21 de setembro, sábado, das 15h às 22h, com entrada gratuita.

Na programação, estão shows de artistas consagrados da cena cultural mineira como Marcelo Veronez, Adrianna, Pedro Morais e banda Chama o Síndico. O público também vai conferir o espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”, que estreou com grande sucesso em 2018, tendo o elenco composto por cerca de 400 artistas que integram os projetos socioculturais realizados pelo Instituto. Haverá, ainda, oficinas, brincadeiras e atividades de esporte e de lazer.

O Festival Somos Comunidade é apresentado pelo Instituto Unimed-BH e tem o patrocínio de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, por meio Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. Conta com o apoio da AnglogoldAshanti e do Instituto Periférico; e realização da Coreto Cultural.

PROGRAMAÇÃO

Somos Feitos de Sonhos

O espetáculo “Somos Feitos de Sonhos” estreou no ano passado, na Praça Duque de Caxias, dentro das comemorações dos 15 anos do Instituto Unimed-BH e de 120 anos do Bairro de Santa Tereza. O evento tem direção-geral de Lilian Nunes, direção musical e artística de Gilvan de Oliveira e direção de cena de Inês Amaral.

O elenco de mais de 400 pessoas, entre artistas profissionais e amadores, é composto principalmente por crianças e adolescentes alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, viabilizada pelo Instituto Unimed-BH em parceria com o Grupo Cultural Arautos do Gueto e Núcleo Artístico. A escola, que acolhe também crianças especiais, oferece balé, percussão e danças urbanas no Aglomerado Morro das Pedras. Também integram o grande elenco artistas dos grupos patrocinados pelo Instituto: Orquestra Sinfônica de Betim e Sociedade do Riso; grupos parceiros: Cia Masculina e Mira, do Núcleo Artístico/Camaleão Grupo de Dança; grupos de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH: Coral Unimed-BH, Bloco Saúde e Dança a Dois. No palco, uma banda base composta por Cleber Alves (sax), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Gustavo Figueiredo (teclado), Ivan Correa (baixo), Maurinho Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) acompanha toda a apresentação. O cenário virtual é assinado pela Voltz, a luz é de Vicente Baka e o figurino, do Coletivo Déplacé, sob a condução de Priscila Gouthier.

SHOWS

Banda Chama o Síndico - “Um dia eu chego lá”

No Festival Somos Comunidade, a banda Chama o Síndico apresentará o show “Um dia eu chego lá”. O grupo, criado, em 2012, a partir do bloco de Carnaval homônimo, faz adaptações de clássicos de Tim Maia e  Jorge Ben Jor, com arranjos autorais e sotaque bem brasileiro. A banda - num show apoteótico - promove uma mistura rítmica de samba-funk-afoxé-xote-soul-carimbó-reggae-power, em que uma bateria da pesada se junta a cordas, metais e um trio vocal para ecoar os sons de Tim e Ben, num repertório que une uma intensa pesquisa musical da obra desses artistas.

Adrianna - “Antes de Abrir os Olhos”

Reconhecida como uma das maiores vozes da black music de Belo Horizonte, a cantora mineira Adrianna acaba de completar 25 anos de carreira, cinco desses dedicados ao backing vocal do Jota Quest e dez como integrante da icônica banda Dib Six. No Festival Somos Comunidade, apresentará o show de seu primeiro DVD “Antes de Abrir os Olhos” (Ultra Music). São dez canções, sendo cinco autorais e cinco releituras. “A escolha do repertório sempre é muito difícil, mas é preciso pensar na mensagem que você quer passar. Então, busquei escolher mensagens de amor, leveza, alegria e superação”, afirma a cantora, citando a versão de “Envergo Mas Não Quebro”, de Lenine. Pérola da cena black da capital mineira, Adrianna já se apresentou duas vezes no palco principal da Virada Cultural de BH, na Praça da Estação: neste ano e em 2016, antes de Elza Soares. A cantora também já fez shows em países como Cuba e Estados Unidos – onde volta nos dias 26 e 27 de setembro para mostrar o show do DVD, gravado no estúdio Ultra Music, em março deste ano. “O lançamento do material vem para concretizar este primeiro momento da minha carreira solo”, pontua.

Marcelo Veronez - "Não sou nenhum Roberto”

No Festival Somos Comunidade, o artista apresenta um misto de seus últimos trabalhos, conectando o show "Não sou nenhum Roberto”, com clássicos do Rei, ao disco autoral  "Narciso deu um grito", além de algumas experimentações inéditas que estão sendo preparadas para seu próximo trabalho.  Intérprete conectado ao teatro e à música, Veronez traz para o palco um show vibrante, cheio de energia, como já é aguardado em suas apresentações.

Pedro Morais

No Festival Somos Comunidade Pedro Morais fará um show mesclando canções de seus três álbuns, com destaque para o mais recente, Vertigem (2013). O artista, nascido em Belo Horizonte, mas com o coração no Vale do Jequitinhonha, sempre foi influenciado pela pluralidade. É figura já conhecida no cenário independente da música. Inquieto, com letras contundentes, Pedro segue a linha dos irotuláveis, caminhando livre na busca por uma sonoridade cada vez mais pessoal e fazendo do palco seu lugar de experimentação constante. Na bagagem, tem shows realizados por todo Brasil, incluindo apresentações pela Argentina e Colômbia. Caminha firme na estrada de quem acredita numa carreira autônoma, mas colaborativa, num processo de coletividade.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.  Em 2018, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Mais de 5mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

SERVIÇO:
Somos Comunidade - Instituto Unimed-BH
Dia 21 de setembro, sábado, das 15h às 22h, no Parque Lagoa do Nado - Portaria 2 - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapuã  - Entrada Gratuita
Programação:
Espetáculo Musical “Somos Feitos de Sonhos”
Shows: Marcelo Veronez, Adrianna, Pedro Morais e banda Chama o Síndico
E mais: oficinas, brincadeiras e atividades de esporte e de lazer